Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Onda de calor castiga Joinville e região com sensação térmica de até 50ºC
-
Foto: Jonatã Rocha / SECOM -
Defesa Civil alerta para temperaturas extremas e risco de temporais nos próximos dias em Santa Catarina
A semana começou como um verdadeiro “forno a céu aberto” em Joinville e na região Norte de Santa Catarina. Por volta das 14h desta segunda-feira (10), algumas cidades registravam índice de calor de quase 50ºC. Segundo a Defesa Civil, o predomínio do sol e o aumento das temperaturas estão previstos também para a terça e quarta-feira (12).
Uma das cidades da região com maior índice de calor foi São João do Itaperiú, com 48ºC. Apesar do município estar registrando nos termômetros a temperatura de 34ºC, a combinação com a umidade do ar faz o calor ficar ainda mais intenso.
Joinville também está sendo atingida por uma onda de calor, com temperatura de 33ºC e sensação térmica de 45ºC. Este valor chega a 47ºC em Schroeder e 44ºC em Corupá. No Planalto Norte, região mais serrana, o calor acaba não sendo sentido com tanta intensidade. Em cidades como Rio Negrinho e Mafra, os índices de calor são de 36ºC.
Calor nos próximos dias
Uma onda de calor atinge Santa Catarina na terça e quarta-feira (12). Ambos os dias prometem ser de calor intenso em todas as regiões catarinenses, inclusive com madrugadas e manhãs abafadas.
Nestes dias, os termômetros se aproximam dos 35°C no litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste. Destaque para o Litoral Sul e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul — entre o Extremo Oeste e Oeste — onde as máximas chegam perto dos 40°C.
Todo esse calor favorece a formação de temporais isolados, que devem ocorrer associados à chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Dessa forma, há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica, especialmente entre as tardes e noites de quarta (12) e quinta-feira (13).
A instabilidade se mantém no final de semana, assim como a condição para temporais, que continuam ocorrendo de forma mais isolada no interior do estado e de forma abrangente e frequente entre os planaltos e o litoral, onde são esperados os maiores acumulados. O calor também permanece intenso em todas as regiões, com máximas se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

Deixe seu comentário